A Fundação

A Fundação Long Now foi fundada em 01996 para desenvolver os projetos do Relógio e da "Biblioteca", assim como para se tornar a semente de uma instituição cultural de muito longo prazo. Ultimamente, o progresso é freqüentemente medido em uma escala do "mais rápido/mais barato". A Fundação Long Now busca promover o "mais lento/melhor", pensando em estimular a criatividade na estrutura dos próximos 10.000 anos.

Abaixo há um mapa da "árvore do tempo" dos vários projetos que a Long Now está realizando ou planejando de alguma forma em 02002. A grossura da linha representa as relativas quantias de recursos e ajudas.

         
   

Os projetos representados na Árvore do Tempo de cima para baixo:

 

OS PROJETOS DO RELÓGIO E DA BIBLIOTECA

A civilização está se direcionando patologicamente para uma dimensão de pouca concentração. A tendência pode estar vindo da aceleração da tecnologia, da perspectiva de um horizonte restrito da economia de orientação de mercados, da perspectiva da próxima eleição nas democracias, ou da distração das múltiplas tarefas pessoais. Todos estes fatores estão em crescimento. Uma espécie de equilíbrio corretivo para a visão curta precisa de um mecanismo ou mito que estimule a visão de longo prazo e a assunção de responsabilidades de longo termo, em que o 'longo termo' seja medido, pelo menos, em séculos. A Fundação Longo Agora propõe ambos; um mecanismo e um mito. Começa com uma observação e uma idéia do cientista da informática Daniel Hillis:


"Quando eu era criança, as pessoas costumavam falar sobre o que aconteceria no ano 2000. Pelos 30 anos seguintes eles ficaram falando sobre o que teria acontecido no ano 2000, e agora ninguém cita qualquer data futura. O futuro tem se contraído, ano a ano por toda a minha vida. Eu acho que é tempo de começarmos um projeto de longo prazo que leve as pessoas a superar a barreira mental de um eterno futuro de curto prazo. Eu gostaria de propor (pense em Stonehenge, na Inglaterra) um grande relógio mecânico, movido pelas mudanças sazonais de temperaturas. Ele bateria uma vez por ano, soaria uma vez a cada século, e o cuco apareceria a cada milênio"


Tal relógio, se suficientemente impressionante e bem engendrado, encarnaria a profundeza do tempo para as pessoas. Seria carismático visitá-lo, interessante pensar a respeito, e famoso o suficiente para se tornar um ícone ao discurso e público. Idealmente, serviria para pensar acerca do tempo, tal como o que as fotografias da Terra feitas do espaço serviram para pensar a respeito do meio ambiente. Tais ícones moldam o modo das pessoas pensarem.

Hillis, que desenvolveu a arquitetura do 'maciço parelelo' da atual geração de supercomputadores, projetou o desenho mecânico do Relógio e agora está construindo o segundo protótipo (o primeiro protótipo está em exposição em Londres, no Museu da Ciência). Os mecanismos do Relógio consistem em um sistema binário mecânico-digital que é tão preciso e revolucionário que nós patenteamos diversos de seus elementos (com 32 bits de acuidade, ele tem precisão equivalente a um dia em 20 mil anos, e se auto-corrige por 'travamento por fases' ('phase-locking') de acordo com o sol do meio-dia. Do modo que o eventual Relógio é testado (seu tamanho, estrutura, etc.), nós esperamos manter profícuas as idéias de design por ora.

Em 01999, a Long Now comprou parte de uma montanha na região oriental do Estado de Nevada, cujos altos despenhadeiros de calcário branco podem ser um local ideal para o Relógio dos 10 Mil Anos definitivo. Enquanto isto, Danny Hillis e Alexander Rose continuam a experimentar protótipos de Relógios cada vez maiores - o atual pode ter 20 pés de altura. A Long Now acrescentou uma dimensão de 'Biblioteca' com a percepção da necessidade de conteúdo para ir adiante com o contexto de longo termo requerido pelo Relógio - uma biblioteca de um futuro profundo, para o futuro profundo.


Em certo sentido, toda biblioteca é parte da Biblioteca dos 10 Mil Anos, de tal modo que a Long Now está desenvolvendo ferramentas (como o Disquete de Rosetta e o Longo Servidor) que poderão prover inspiração e ser úteis para toda a comunidade de bibliotecários e arquivistas. O projeto das Longas Apostas - cuja proposta é melhorar a qualidade do pensamento de longo prazo, fazendo previsões responsáveis - também está relacionado à Biblioteca.


O objetivo é explorar o que quer que possa ser útil ao pensamento, compreensão e à atuação responsável durante longos períodos de tempo.


-Stewart Brand

Atualizado em março de 02002

 
sobre a 'long now'
biblioteca
relógio
contribuição
página principal